Doce de cereja

Quando comprei a minha casa, resolvi aproveitar uma parte do jardim para fazer um pomar. Na quinta dos meus avós, em Guimarães, havia um e eu sempre achei que essa palavra era mágica. Significava tardes de Verão a apanhar fruta e a comer. E, ainda me lembro que toda a fruta era uma maravilha.
Ora bem, o meu pomar é um bocadinho diferente. Apesar de todas as árvores ( cerca deuma dúzia ) darem bastante fruta, é toda horrível. Os alperces apodrecem na árvore, os dióspiros não chegam a crescer e as cerejas são as piores que já comi. São lindas, mas ásperas e muito ácidas. Enganam bem...

Mas, não dei por vencida e apanhei cerca de 1kg delas. Enormes e muito vermelhas. E, tive o bom senso de pedir ajuda às seguidoras da minha página no Facebook. Uma delas sugeriu-me usar pectina, já que a cereja não é rica nesta substância. Como nunca tinha usado, resolvi comprar a da Diese.
Segui as indicações do produto e usei um pacote de Pectigel para 1 Kg de fruta e 1Kg de açúcar, depois de, finalmente, dar uso ao descaroçador que guardava há anos na gaveta.


Depois de deixar cozer penas 10 minutos, como dizia na embalagem, eis que as minhas cerejas se transformaram numa deliciosa compota, espessa, no ponto certo.


2 comentários:

  1. :) Já me fartei de rir com aquilo que dissestes das tuas árvores fruteiras!! Sem dúvida são lindas, mas nem sempre correspondem no sabor não é? A mim parece-me que essa cerejeira tinha que ser enxertada! Por isso serem tão azedas!
    Mas ainda bem, porque o doce de cereja sabe sempre bem! Já o estou a imaginar num cheesecake!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa! Nada se estraga! Era uma pena não usar essas belas cerejas, mesmo que ácidas. :-) Eu também sou assim, aproveito sempre tudo.

    Aproveito para deixar o convite para participar no passatempo a decorrer no meu blogue:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    ResponderEliminar