Workshop "Jantar Especial"


Venha aprender a fazer receitas especiais para momentos ainda mais especiais: entradas, pratos principais e sobremesas.
Será no dia 1 e repete-se no 8 de Fevereiro, pelas 10h, no Armazém 810, em Matosinhos.
O custo é de 25,00€ por pessoa e as inscrições devem ser feitas através do e-mail: nomundodeluisa@hotmail.com

Bolo de natas

Era uma vez...
Era assim que cada receita minha devia começar porque gosto de contar histórias. E de ouvir. Adoro pessoas que saibam contar histórias, falar do passado, da vida...
E a história deste bolo começou quando tinha 23 anos e arranjei o meu primeiro emprego a tempo inteiro nas "Hospedeiras de Portugal". Dividia as minhas funções e o minúsculo escritório com uma rapariga, a Paulinha, de quem ainda hoje sou amiga ( e já lá vão mais de 20 anos ). Na altura em que não tínhamos muito que fazer, esta amiga contou-me imensas histórias, que ainda hoje as consigo imaginar. E ensinou-me a fazer um bolo. Talvez o bolo mais fácil do Mundo. E é essa receita, que eu tenho que agradecer à Paulinha, que vos trago hoje.
Senhoras e senhores, a receita que se vai seguir foi feita exclusivamente pelas minhas filhas ( só meti a forma no forno ). 
Ingredientes:

4 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha com fermento
1 pacote de natas

Aquecer o forno a 170º
Com uma colher de pau, misturar os ovos com o açúcar. Misturar a farinha e finalmente as natas.
Levar ao forno, em forma untada e com o fundo forrado com papel vegetal ( ver a rubrica DICAS deste blog ) cerca de 16/20 minutos. Este bolo deve ficar húmido no meio e não demasiado cozido.
Desenformar para um prato, deixar arrefecer e decorar a gosto. É muito bom. Obrigada, Paulinha.


O que fazer para os bolos não agarrarem no fundo das formas

No outro dia pediram-me um truque para os bolos não agarrarem ao fundo das formas. Aprendi isto com a Mónica Pereira, num dos maravilhosos cursos que fiz com ela. E funciona mesmo bem.
às vezes untava uma forma e polvilhava com farinhas mas detestava sentir a farinha engordurada quando comia o bolo. Desta maneira, evitamos isso.
Passo 1: Colocar a forma em cima de papel vegetal e desenhar um círculo a toda a volta
Passo 2: Recortar o circulo e untar a forma
Passo 3: Colocar o círculo de papel no fundo da forma e despejar a massa. Depois de cozido, vão ver que, soltando os lados com a ajuda de uma faca ( se for necessário ), o fundo sai lindamente. E, depois, é só retirar o papel com cuidado.

Bolachinhas de amêndoa

Estas bolachinhas fazem parte das minhas memórias, como muitas outras receitas que vos trago. Aliás, cada bolo, cada prato que trago aqui, tem uma história, que gosto de partilhar convosco.
Lembro-me de sacos cheios destas bolachas, que se ofereciam a amigos e familiares. Toda a gente as adorava quando a minha avó fazia. Que pena que eu tenho que ela já não cozinhe. Tinha uma mão fabulosa para a cozinha .
Há mais de um ano que não faço esta receita porque é daquelas que se começa a comer e nunca mais se para. Espero que gostem tanto como eu.

Ingredientes:
125g manteiga à temperatura ambiente
125g açúcar
1 ovo + 1 gema para pincelar
250g farinha 
1 colher chá de fermento
Amêndoa sem pele q.b.

Aquece-se o forno a 180º
Bate-se a manteiga com o açúcar e o ovo. Junta-se a farinha misturada com o fermento e continua a amassar-se até a massa estar bem ligada.
Fazem-se bolinhas do tamanho de uma noz e coloca-se meia amêndoa em cima, pressionando ligeiramente. Pincela-se com gema e leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal até estarem douradinhas.
São uma delicia com o chá ou apenas para comer por gulodice. 

Como arranjar espargos frescos

Ao iniciar esta rubrica pretendo esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas têm e me vão colocando. Como não sou chef nem tenho curso de cozinha, aquilo que explicarei aqui são apenas a forma como eu costumo fazer as coisas e cujos resultados me agradam. Se alguém souber fazer de uma maneira mais correcta, ficava muito agradecida se me explicasse, uma vez que estou sempre a aprender e adoro conhecer diferentes formas de cozinhar. Com a experiência, muitos dos "truques" que uso na cozinha vão evoluindo. À medida que se vai ganhando confiança e experiência, vemos que existem formas mais eficazes de atingir o mesmo objectivo.
Não tenho qualquer pretensão que esta rubrica se torne numa espécie de escola de cozinha. Como já disse, são apenas esclarecimentos de dúvidas, atalhos para se chegar a um objectivo, para que quando se depararem com uma receita, a saibam fazer, sem medo.
A primeira coisa que gostava de ensinar e porque já mo pediram várias vezes, é como arranjar espargos frescos.
Passo 1: Lavá-los

Passo 2: Pegar no espargo e dobrá-lo até que parta, deitando fora a base que se se solta. Esta é a parte do 
espargo que já não está boa para se comer.
Passo 3: Com um descascador de batatas, e com cuidado, retirar a parte de fora, não tocando na ponta de cima. Fazer isso com todos os espargos.

Passo 4: Levar a cozer em água a ferver temperada com sal, cerca de 5 minutos ou até estarem cozidos ( mas não demais). Eu costumo escolher um espargo e, para ter a certeza que está no ponto, retiro-o e corto um pedacinho da base, provando-o. Se estiver fibroso, volto a meter no tacho.
Mal estejam cozidos, retirar com uma escumadeira e deitar numa taça com água fria e cubos de gelo, para travar a cozedura.
Servir com o molho da vossa preferência: manteiga derretida, maionese, holandês, etc...

Pudim francês

Já vos devo ter contado que herdei o gosto de dar festas com a minha avó. Todos os anos, ela fazia várias festas: pelo Carnaval ( com direito a baile de máscaras ),  S. João e, no final de Setembro, pelos anos do meu avô. Era nesta que a minha avó investia mais, fazendo decorações lindíssimas e experimentando receitas novas. 
A casa da minha avó é enorme e chegámos a ter mais de 100 pessoas connosco, para as quais cozinhávamos tudo. No entanto, havia uma amiga da minha avó, a Sra. D. Alda, que levava sempre um pudim francês. Eu adorava aquele pudim. A camada superior era mais durinha e não era tão doce como a maioria dos pudins. No dia a seguir às festas, a primeira coisa que eu comia era sempre uma fatia de pudim francês. Que bom....
Hoje resolvi trazer-vos esta receita, que continuo a fazer e que adoro.
Ingredientes:
11 gemas
1 ovo completo
12 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de Maizena
1/2 litro de leite
1 cálice de Vinho do Porto
Caramelo para forrar a forma

Começar por forrar a forma com caramelo líquido ( se não quiser fazer o caramelo, pode usar o de compra ).
Bater bem, com uma vara de arames, as gemas, o ovo e o açúcar. Diluir a Maizena no leite e acrescentar-lhes o Vinho do Porto. Deitar esta mistura no creme de ovos e mexer bem.
Deitar o preparado na forma de pudim. Fecha-la bem e atar um guardanapo para que não entre água durante a cozedura.
Pôr numa panela de pressão com água até metade da forma e, depois de começar a ferver, deixar cozer 30 minutos. Deixa-se arrefecer na forma e só depois se desenforma.


Bolo da Francisca ( citrinos e sementes de papoila)

Este bolo que vos trago hoje é um delicia porque, graças ao xarope e ao glace fica muito húmido. Quando o fiz pela primeira vez, dediquei-o à Francisca, a minha sócia e amiga do coração. Trabalhamos juntas há 13 anos e já nos conhecemos tão bem que sabemos perfeitamente os gostos uma da outra. Sei que ela adora limão e lima e por isso, quando descobri esta receita, alterei-a um bocadinho para ficar ainda mais ao seu gosto.
Ingredientes:
90g manteiga
245g açúcar
Raspa de 1 limão
Raspa de 1 lima
2 colheres de sopa de sementes de papoila e mais algumas para decorar
160ml leite
235g farinha com fermento
1 pitada de sal
3 claras

Aquecer o forno a 180º

Bater a manteiga e o açúcar muito bem. Juntar as sementes e as raspas de limão e lima e continuar a bater até os ingredientes estarem bem misturados. Juntar o leite aos poucos. Acrescentar a farinha e mexer com uma colher de pau, com cuidado.
À parte, bater as claras em castelo e envolva-as com cuidado na massa. Deitar o preparado numa forma de buraco e levar ao forno cerca de 25 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo.

Xarope de limão e lima
Raspa e sumo de 1 limão pequeno
Raspa e sumo de 1 lima
50g de açúcar em pó
1 dl água

Enquanto o bolo está a cozer, levar ao lume todos os ingredientes e deixar levantar fervura. Deixar ferver até reduzir para metade ou ficar com consistência de xarope.
Assim que se retira o bolo do forno, e ainda dentro da forma, deita-se o xarope por cima . Deixa-se arrefecer um bocadinho e vira-se para uma grelha, até arrefecer completamente.

Glace de limão
Sumo e raspa de 1 limão
250g de açúcar em pó

Misturar os ingredientes com uma vara de arames até ficar um creme macio, grosso, mas não demasiado para se poder deitar no bolo e a cobertura escorrer. Se for necessário,acrescente água, colher a colher.

Colocar o prato no bolo em que se vai servir, cobrir com o glace e polvilhar com mais sementes de papoila.


Frango assado com crosta de citrinos

Esta semana vi uma receita com muito bom aspecto, numa revista italiana. Resolvi fazê-la, adaptando-a ao meu paladar, já que queria um sabor mais suave do que aquele que era sugerido.
Tinha ainda um saco de tângeras e resolvi fazer a crosta à base deste fruto delicioso. E, finalmente, usei as cenouras pretas que tinha trazido de Itália e que se revelaram melhores, em sabor, do que as cor-de-laranja )

Ingredientes:
1 frango
3 tangeras
1 limão
1 pedaço de gengibre fresco
1 cebola pequena
3 dentes de alho
sal grosso q.b.
Legumes à escolha ( eu usei cenouras, cenouras pretas, alho francês, cebolas cortadas em gomos )
1 fio de azeite

Aquecer o forno a 180º
Num robot de cozinha, triturar as cascas das tangeras e do limão cortadas com descascador de batatas, a cebola, o sal, os alhos e o pedaço de gengibre descascado. Inserir uma das tangeras sem casca no frango, barrá-lo com as pasta de citrinos e atar-lhe as patas com fio de cozinha.
Colocar o frango numa assadeira, dispor à volta os legumes escolhidos lavados e cortados em pedaços grandes e deitar-lhes algum sal refinado. Deitar um fio de azeite e o sumo das restantes tangeras no frango e nos legumes.
Tapar o tabuleiro com papel de alumínio e levá-lo ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retirar o papel, deitar algum  molho que se libertou por cima do frango e deitar assar cerca de 20/30 minutos mais, para acabar de cozer e a crosta ganhar uma cor tostadinha. Servi acompanhado de puré de batata doce e ficou óptimo.

Lombo de porco com castanhas e molho cremoso

Há uns tempos atrás fui convidada pelos queijos Saloio para ir à Academia do Queijo apresentar 3 receitas para o Natal. Além de ter ficado muito orgulhosa pelo convite, tive a oportunidade de pesquisar e criar receitas que fossem deliciosas, fáceis de elaborar e que tivessem "espírito natalício". O resultado foi uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Há uma receita que eu gosto particularmente, por tornar um lombo de porco numa refeição diferente e tão saborosa.

Podem ver o video em que explico como se faz, aqui:  http://www.youtube.com/watch?v=9Y39Z46f7gw

Como podem ver é muito fácil de fazer.



Bolo de maçãs da Clarinha

Hoje, a minha Clarinha está doente. Para a mimar, resolvi fazer-lhe uma sobremesa mas, como não podia sair de casa, tive que usar os ingredientes que tinha na dispensa. Por acaso, tinhas umas maçãs, uma das suas frutas favoritas.
O resultado foi um bolo com uma camada crocante, muito saboroso, por causa do Vinho do Porto da cobertura.
Ingredientes:
180g de açúcar + algum para polvilhar
3 ovos
100g de manteiga
125g de iogurte grego natural
175g de farinha com fermento
2 maçãs descascadas de partidas às falhinhas
Vinho do Porto branco q.b.
Açúcar mascavado q.b.

Aquecer o forno a 180º

Começar por bater os ovos com o açucar até ficar um creme claro. Juntar, então a manteiga à temperatura ambiente e o iogurte, continuando a bater. Peneirar a farinha e envolver bem.
Deitar o preparado numa forma untada e, no cimo espalhar a maçã, cobrindo a superfície. Polvilhar com açúcar branco e borrifar com o Vinho do Porto, mas sem encharcar. Terminar com algum açúcar mascavado, polvilhado pela superfície do bolo.
Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar cozido. Para que ficasse mais tostadinho, no final, liguei o grill do forno cerca de 5 minutos.
Desenformar para um prato e, depois virá-lo para outro prato, para que a maçã fique virada para cima.