Bolo de bolacha e café

Desde os 5 anos que vivi com a minha avó materna. Maria Luisa, para a família do meu avô, ou Gita, para os seus irmãos e sobrinhos.
Para mim, em criança, era a "avó tia". Porque vivia connosco a minha prima Raquel, que a tratava por tia.
Já falei muitas vezes da minha avó e do quanto lhe devo, pelo amor que me deu. E por me incutir o gosto pela cozinha, por costurar, por bordar, artes estas que abandonei, com excepção da culinária. Daquilo que vejo dos meus trabalhos manuais, penso que optei pela actividade que melhor se adequa a mim.

Uma das recordações que guardo de infância, é a de ir à mercearia do Sr. Bernardo, que ainda existe, comprar bolachas Petit Beurre, que vinham em embalagens de papel pardo. Hoje em dia, já não vende Petit Beurre, nem usa pacotes de papel. Mas, continua de portas abertas, mesmo acima de minha casa.
Com essas bolachas amanteigadas, como o nome em francês sugere, fazia o bolo de bolacha e café. Nada de bolacha Maria, leite condensado ou outras variações, que tenho visto em muitas receitas. Só aquelas bolachas rectangulares, manteiga, açúcar, café e ovo.
Acho que foi das primeiras sobremesas que aprendi a fazer e ainda lucrei com isso, aquando criança, já que o meu tio Vasco me dava 20$00 por cada bolo que lhe fizesse. O meu destino estava, desde então, traçado. 
Este bolo recorda infância, sabe a festas de família, a momentos mágicos. Trago-vos aqui a minha receita, para que possam viajar no tempo.

Rolo de salmão com espinafres

Aprendi a fazer esta receita num livro que eu considero a minha Bíblia dos aperitivos. Vejo-o imensas vezes à venda em feiras de livros, a preços muito acessíveis. Chama-se Canapés e todas as receitas que experimentei ficaram óptimas, Se conseguirem encontrar, não hesitem em comprá-lo.
Adaptei a receita de rolo de espinafres com truta fumada e é uma das coisas que mais vezes faço com entrada empratada ou, dividindo a meio, como finger food.

Bolo sorvete

Aqui está um bolo lindo, que se destaca pela decoração feita com merengue. Eu usei corante alimentar, à venda em supermercados, para fazer as riscas cor-de-rosa, que dão um aspecto de Cornetto a este bolo.
A ideia de fazer merengues coloridos, veio de um livro que comprei em Itália, das Meringue Girls, que fazem coisas absolutamente maravilhosas. Elas usam corantes naturais e explicam, em vídeos, como podem usar a técnica de colorir o suspiro, num video, que podem ver aqui: http://www.meringuegirls.co.uk/video

A base do bolo é à vossa escolha, e a cor também. Divirtam-se a fazer este Bolo Sorvete.



Pão de Ló da minha Céu

Eu adoro sobremesas com muitos ovos e açúcar, bem portuguesas. 
Aquele Pão de Ló cremoso, típico de Ovar,  é uma das minhas favoritas. 
Aprendi a fazer esta receita com a Céu, que trabalha cá em casa há mais de 12 anos. Ela é uma cozinheira fantástica e um dos pilares da minha vida. É graças a ela que consigo ter o meu dia-a-dia organizado, já que ela trata de tudo cá em casa.
Nunca conheci uma pessoa tão boa como ela. É uma mãe e avó extremosa, a melhor amiga que se podia ter. É a segunda mãe das minhas filhas, o que é a coisa mais importante que poderia dizer a alguém.
A Céu esteve sempre ao meu lado, nos melhores e nos piores momentos da minha vida. Sempre com um sorriso, sem nunca reclamar de nada. 
A Céu é a minha base, uma referência, um suporte. Nunca poderei ter palavras para descrever a importância que ela assumiu para mim. Sem ela, não poderia fazer metade das coisas que faço.
É por isso que o Céu tem o nome dela.
Por tudo isso, só posso dizer: " Obrigada Céu, por existir".
Deixo-vos, então, a receita de uma mulher maravilhosa:

Pão de Ló tipo Ovar

24 gemas
3 ovos inteiros
300g de farinha com fermento
450g açúcar

Aquecer o forno a 200º
Bater as gemas, os ovos inteiros e o açúcar durante 15 minutos numa batedeira. Retirar, peneirar a farinha por cima e envolver com muito cuidado.
Forrar um tabuleiro rectangular com papel almaço ( à venda em papelarias ) e deitar o preparado. Vai ao forno durante 17 minutos.
Deve ficar loirinho, cozido nas laterais e cru no centro.



Salmão grelhado com molho de maracujá

Há uns tempos atrás descobri que, no Mercado do Bom Sucesso existe uma peixaria e uma frutaria óptimas. A peixaria, então, é a melhor que conheço. Tem uma variedade enorme de peixes, todos com um ar fresquíssimo e onde podemos encontrar coisas que, normalmente, não se encontram  noutros locais, com tanta facilidade.   
Tenho ido lá várias vezes de propósito porque quer o peixe, quer os artigos da frutaria são excelentes.